|
|
|
|
Dicas de Saúde
A atenção com os pés não é apenas uma questão estética, mas saúde.

 

Problemas como calosidades, rachaduras e unhas encravadas podem se tornar realmente sérios, por isso devem ser tratados logo no início para não se tornarem no futuro um problema ainda maior.

A Podóloga trata exclusivamente das patologias superficiais dos pés, porém as pessoas geralmente procuram essa profissional apenas quando já estão com algum problema, principalmente de unha encravada.

“Se a unha encravou não mexa em hipótese alguma, se cortar pode até ficar pior ”.

Para a unha não encravar, deixe-as em formato quadrado, as unhas erredondadas encravam mais fácil. Colocar uma órtose, ajuda a corrigir o formato da unha e evita encravar, é recomendado para quem sofre muito com esse problema.
Outra dica é não usar o mesmo calçado por dois dias seguidos. “O calçado precisa de ar pelo menos por 24 horas, nesse tempo a umidade que deixamos no sapato seca, evitando a formação de bactérias e fungos que podem estar presentes”.

A Cultura das brasileiras em tirar a cutícula é um péssimo hábito, já que a cutícula é uma importante proteção das unhas contra as bactérias e os fungos. “Tirar apenas o excesso é o mais recomendado”.

E uma ultima recomendação é não procurar a podóloga apenas em casos de emergências, mas sim manter uma frequência mensal, isso ajuda a evitar os mais diversos problemas nos pé.

   
A importância de escolher um calçado correto

 

Mais importante do que combinar o calçado com o resto do figurino é saber qual o tipo mais apropriado para dirigir. Preciosismo? Não se pensarmos que dessa escolha dependem uma direção segura e a prevenção de dores e lesões nos pés e tornozelos, especialmente em motoristas que passam muito tempo ao volante.

“Uma eficiente operação dos pedais exige sensibilidade nos pés”, diz o jornalista especializado em automóveis e ex-campeão brasileiro de velocidade Bob Sharp. Os calçados estreitos e de sola fina, como o mocassim, são os mais recomendáveis por Bob. “Esse tipo permite ao motorista ter a percepção necessária dos pés nos pedais, essencial para uma boa condução”. Como exemplo, o jornalista cita o vídeo em que o piloto Ayrton Senna testa um Honda NSX usando um mocassim. “Infelizmente, os de boa qualidade não são mais vendidos no Brasil, apenas na Europa”. Na mesma linha, ele recomenda também as botinhas ou sapatilhas usadas por pilotos. Bob lembra que os solados de borracha não descarregam a eletricidade estática.

Já para o médico ortopedista Alberto Mendes, especialista em pé e tornozelo, se, por um lado, os calçados de sola fina dão mais sensibilidade ao motorista; por outro, um solado muito flexível pode causar lesões. “O ideal é que o solado seja rígido para impedir o movimento de apenas uma parte dos pés, como só dos dedos, do calcanhar ou da lateral do pé”, diz Mendes. Segundo especialista, os casos de inflamação por dirigir com o calçado errado não são tão comuns. “O que vemos mais frequentemente no consultório são traumas causados pela maneira errada de apoiar e distribuir o peso dos pés no pedal”.

 

   
Dicas fundamentais para uma correta saúde dos seus pés.

 

Seque bem os pés
Tão importante quanto lavar os pés, secar bem depois do banho também é fundamental. Isto pode ajudar muito na prevenção do surgimento de frieiras.

Dê preferência à meias de algodão
Sempre prefira meias de algodão às de nailon. Um fator importante é que o algodão permite uma maior evaporação do suor.

Troque o calçado diariamente
Procure trocar de calçado todos os dias, tanto em relação à altura quanto ao tipo de salto. Isto ajudará a amenizar dores e inchaços.

Diabéticos e o cuidado com os pés
Pessoas diabéticas devem evitar cortar as unhas sem auxilio de um profissional, isto devido a graves complicações que esta doença pode causar.


 

PODÓLOGA SANDRA - Tratamento para seus pés
Rua Mario Lobo, 61 - 5ºandar - Sala 513 - Joinville/SC
TEL. : (47) 3432-6311 / 99911-7410

Acesse nosso facebook
FIXO:
(47) 3432-6311
TIM
: (47) 99911-7410
WHATSAPP: (47) 99911-7410